///

Questão do Dia

Questões de exames anteriores com respostas e comentários formulados por professores. Confira o calendário!

Disciplina: Português

Data: 8/3/2021

ENEM 2020

 

Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo. Uma iniciativa pioneira do grupo Corposinalizante, criado em 2008. (Antes de seguirmos, vale a explicação: o termo slam vem do inglês e significa — numa nova acepção para o verbo geralmente utilizado para dizer “bater com força” — a “poesia falada nos ritmos das palavras e da cidade”). Nos saraus, o primeiro objetivo foi o de botar os poemas em Libras na roda, colocar os surdos para circular e entender esse encontro entre a poesia e a língua de sinais, compreender o encontro dessas duas línguas. Poemas de autoria própria, três minutos, um microfone. Sem figurino, nem adereços, nem acompanhamento musical. O que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tornar a palavra “visível”, numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia, tirar o público da passividade, seja pelo humor, horror, caos, doçura e outras tantas sensações. 

NOVELLI, G. Poesia incorporada. Revista Continente, n. 189, set. 2016 (adaptado). 

Na prática artística mencionada no texto, o corpo assume papel de destaque ao articular diferentes linguagens com o intuito de 

A) imprimir ritmo e visibilidade à expressão poética.

B) redefinir o espaço de circulação da poesia urbana.

C) estimular produções autorais de usuários de Libras.

D) traduzir expressões verbais para a língua de sinais.

E) proporcionar performances estéticas de pessoas surdas.

Resposta: A

 

O objetivo do Slam do Corpo é propiciar, a surdos e a ouvintes, a percepção da poesia através dos sentidos, como indica o texto, através do movimento do corpo e da modulação de voz. Quando a linguagem verbal e a do corpo são usadas para fazer poesia, ampliam-se as suas possibilidades de percepção, ou seja, o ritmo e a visibilidade da expressão poética são potencializados.

Questões Anteriores