Papo Sério

É possível aprender a estudar?

Facilite sua vida de estudante
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Em todo ano escolar os alunos renovam as boas intenções de estudar com mais afinco. Alguns ficam só nas intenções porque não sabem nem por onde começar! Outros, perdem o fôlego logo no primeiro mês, sem saber porquê...

O que acontece?
Em geral as razões são as mesmas: falta de hábito, de técnica e muita dispersão. É preciso mudar algumas atitudes para se obter resultados. Veja as dicas abaixo e avalie onde você precisa melhorar:

- Estudar precisa ser uma rotina, daquelas que têm hora e tudo mais. Então, pra início de conversa, tem que se vencer o preconceito de que toda rotina é chata. Pode até ser, se assim o desejarmos. Quando se faz alguma coisa de má vontade e sem criatividade, tende-se a esticá-la, ou seja, gastar mais tempo do que o necessário. E aí fica chato mesmo...

- Ser produtivo. Interrupções e dispersões só atrapalham. Programe o tempo diário para estudar. Estabeleça algo que possa cumprir e que seja compatível com as outras atividades, inclusive as de lazer, que ninguém é de ferro!

-  Procurar um canto da casa sossegado, que lhe deixe afastado do  telefone, som, tevê e das coisas que lhe roubam atenção durante o estudo.

- Organização é a chave: tenha uma agenda onde anote o que vai fazer antes de se sentar para estudar. Priorize os trabalhos que precisam ser cumpridos, os que têm datas. Um bom truque é alternar tarefas num mesmo dia. Trabalhar em mais de um assunto pode quebrar a monotonia.

- É bom fazer as tarefas maiores em etapas, para ir amadurecendo a pesquisa e a elaboração.

- Prestar atenção à aula ajuda a reduzir as horas de estudo em casa porque a explicação do professor facilita a compreensão do que está sendo estudado.

- Fazer exercícios é a melhor forma de estudar algumas matérias. O importante é que tenham respostas para conferir o resultado e saber onde se errou. Funciona como um game: na repetição, “saca-se” os próprios erros e melhora-se a performance.

- Ler é o outro caminho para se aprender. Nestes casos, algumas técnicas podem ajudar e cada um precisa descobrir a sua melhor maneira de aprender: se incorpora melhor o que lê ou o que escuta para definir se sua leitura deve ser em voz alta ou silenciosa; se ao passar o conhecimento para outra pessoa absorve-o melhor, assim estudar com um colega pode ajudá-lo; se para tirar conclusões, sente-se menos perdido organizando as idéias por escrito. Então faça um resumo das idéias assinaladas no texto.

- Estabelecer associações entre as informações.  Ajuda a dar sentido e a transformar informação em conhecimento. Amplie a leitura e a pesquisa sobre um tema e ele será melhor compreendido e absorvido.

Manter-se informado com a leitura de jornal, revistas e noticiário da tevê. Procure nos jornais as colunas de articulistas que analisam os acontecimentos, porque elas geralmente estabelecem uma relação de causa e efeito entre os fatos. E sabe o que isto tem a ver com as disciplinas que você estuda? Tudo. Saber é fundamentar a informação.